Anúncio 1

Pesquise aqui no blog



Algumas clientes tem dúvidas quando se fala em feltro, querem saber mais a respeito do que é e de como conservá-lo sempre bonito.

Então resolvi escrever aqui todas informações que aprendi sobre esse material tão maravilhoso, versátil, fácil de manusear e também muito delicado...

Antes de falar sobre o que é o feltro, é importante saber o que é um tecido...

"Entendem-se por tecido o resultado da combinação de fios através de técnicas, e que forma-se uma estrutura flexível. Também podem ser formados a partir de fibras.Os fios e fibras usados na fabricação de tecidos podem ser naturais ou artificiais. Eles têm diferentes níveis de flexibilidade e de resistência, de modo que cada tecido é feito de material diferente de acordo com a utilização que lhe vai dar.Os tecidos naturais são fabricados a partir de fios e fibras obtidas do algodão, seda, lã, linho, entre outras. Não necessitam de um processo químico para a transformação. Tecidos artificiais, normalmente obtidos a partir de certos polímeros tornam-se fios . Os tecidos artificiais mais comuns são aqueles que partem do prinípio do poliéster ou do nylon. Este tipo de tecido geralmente requer processos químicos para se transformar num material flexível e fornecem a estrutura necessária."

O texto acima foi retirado do Rex Fabrics

Em outras palavras os tecidos são resultados de uma tecedura / trama de fios, feitos por meio de tecelagem... veja na imagem abaixo a trama de um tecido:

                                                 
Imagem retirada do site: Arkpad        Imagem retirada do blog: Maria Santa

Sabendo sobre o tecido é mais fácil explicar o que é o Feltro... 

No wikipédia o feltro é descrito assim:

"Feltro é um papel feito de lã ou pêlos de animais, cujas fibras são agregadas por calandragem. Dentre os pêlos mais usados estão os celebre, coelho, carneiro, camelo e castor.
É TNT (Tecido Não Tecido), pois a calandra não tece, apenas compacta. 
É utilizado na fabricação de chapéus, casacos, além de no revestimento de caldeiras a vapor e outros equipamentos industriais. 
O feltro também é muito utilizado em trabalhos artesanais, bandeirolas e fitas de patrulha e pode ser utilizado em tapetes. É uma técnica que remontando o período do antigo Egito."

Mas atualmente além das fibras naturais os feltros também são feitos com fibras sintéticas...

No vídeo abaixo dá para perceber bem como é o processo para transformar fibras de lã em feltro, isso de forma bem artesanal (no vídeo a artesã Tânia Sthal ensina como fazer uma manta para bebê usando a técnica da feltragem)

 

Em meus artesanatos eu uso feltro de lã sintética da Feltros Santa Fé, devido a sua qualidade e a gama de cores.

Veja na foto abaixo a estrutura da fibra do feltro:

Imagem retirada da loja de feltros Santa Fé

Atualmente ele é muito utilizado em trabalhos artesanais para decoração, lembrancinhas, bonecas, etc... e por isso existem uma grande variedade de cores e estampas 
 

  






Como o feltro não é tecido e sim calandrado, ele é muito delicado, pois com o manuseio constante ele tente a formar bolinhas em sua superfície, mas que podem ser removidas, veja abaixo algumas dicas de como manter sua peça de feltro sempre bonita:

- Peças decorativas você deve limpar delicadamente com um paninho úmido sem esfregar muito (pode-se usar aqueles lencinhos umidecidos que usamos para limpar o bebê), mas se preferir lavá-las, deve ser com sabão neutro.

- Não usar água quente, principalmente em peças que poossuem cola quente em sua montagem, pois poderá soltar.

- Não usar alvejantes.

- Não esfregar nem torcer, somente aperte delicadamente para tirar o excesso de água.

- Não deixar de molho.

- Deve-se enxaguar bem para não deixar resíduos de sabão.

- Deixar secar a sombra e se possível em superfície plana, evite pendurar, pois pode deformar.

- Não usar secadora com ar quente para secar peças que possuam cola quente em sua confecção, pois pode descolar.

Mas depois de  testar várias formas a que mais gostei e que uso, é a seguinte:
"pegar um saquinho plástico, colocar água o suficiente para cobrir a peça, misturar um pouco de sabão neutro ou amaciante e colocar a peça imersa nessa água, fechar o saquinho para que a água não vaze e sacudir várias vezes até você perceber que a peça está limpa, depois enxague para tirar todo o resíduo do sabão ou amaciante, sem torcer"

Essa técnica eu vi web há tempos, peço desculpas mas não me recordo o nome da artesã que ensinou, se você for essa artesã que ensiou ou conhecê-la me avise que eu dou os devidos créditos aqui na postagem..


Se mesmo com todo o cuidado que você tiver com sua peça de feltro ela vier a formar bolinhas na superfície (o que é normal devido ao tipo de material que o feltro é) você poderá utilizar qualquer um tesses métodos abaixo, eu mesma já testei todos e dão certo:

- Cortar cada bolinha ou fiapo com uma tesourinha afiada;

- Usar um "papa-bolinhas" (é o que mais gosto) desses baratinhos vendidos em lojas de utilidades;

- Usar aparelhos simples de barbear (tipo gillete), onde você deve passar suavemente e com muito cuidado sobre o feltro.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, caso você tenha feito alguma outra técnica de limpeza e conservação de peças em feltro diferentes dessas apresentadas aqui, me envie um e-mail descrevendo, vou adorar testar e compartilhar aqui com todos!!

Abraços e vamos fazer arte!!!
Litta Santos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...